domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma questão de números


Pois bem que em 2012, o jornalismo brasileiro de direita descobriu algo impressionante.
"A disputa pelo controle político da nova classe C, explicitada pela preocupação do ministro Gilberto Carvalho de não a deixar 'à mercê' de influências conservadoras, tem razões quase matemáticas:"
Classe C ? Que razões Merval ?
"(...)cerca de 39,6 milhões ingressaram nas fileiras da chamada nova classe média entre 2003 e 2011, número que vira 59,8 milhões se contarmos desde 1993. Ela já corresponde, desde o ano passado, a 55,05% da população brasileira, ou seja, 100,5 milhões de brasileiros têm hoje renda entre R$ 1.200 e até R$ 5.174 mensais."
Isso mesmo, acabaram de descobrir a classe C, depois de todos esses anos finalmente estão detalhando esse fenômeno, todo mundo de O Globo deve ter lido essa revolução em forma de post.
"Complementarmente, a nova classe média é a classe também dominante do ponto de vista econômico, pois já concentrava 46,6% do poder de compra dos brasileiros em 2011, superando as classes A e B, essas com 45,6% do total do poder de compra. As demais classes, D e E, têm hoje 7,8% do poder de compra, caindo do nível de 19,79%, de logo antes do lançamento do Plano Real."
Sério, fevereiro de 2012.
"Marcelo Neri ressalta que, quando as pessoas sobem na vida, começam a ter o que perder e ficam mais conservadoras. “Portanto, vai depender da capacidade do governo de manter os movimentos nos últimos anos. Não só de crescimento, mas em particular a redução de desigualdade observada desde 2001”."
Bem, sobre a redução da desigualdade acredito que estamos no caminho, e sobre o conservadorismo eu concordo, a pessoa não tinha nem perspectiva e em apenas 8 anos começa a ganhar dinheiro, colocar o filho na faculdade, vira classe média, eu ficaria conservador também e não gostaria de jeito nenhum que o passado nebuloso voltasse.
"Perspectiva para o futuro é um ponto especialmente forte no Brasil, Neri ressalta, lembrando que, segundo pesquisa de Felicidade Futura entre 150 países, o Brasil é tricampeão mundial."
Momento relevância.
"A aprovação maciça da operação da Polícia Militar na Cracolândia, revelada por pesquisa do Datafolha, segundo a qual a ação contou com o apoio de nada menos que 82% da população da cidade, é reflexo, na visão de Amaury de Souza, do posicionamento conservador não só da nova classe média, mas de praticamente toda a população de São Paulo e, provavelmente, do Brasil."
Quiça do mundo!
"Por isso o ministro Gilberto Carvalho não se cansa de repetir que o governo precisa manter o crescimento econômico para não perder o controle eleitoral desses novos emergentes."
Como ficará o mundo agora que descobriram a Classe C ? Será que a Globo irá retirar o Bem Estar do ar ? Que tramoias o governo usará para não perder o controle eleitoral desses novos emergentes ? Aguardemos esse novo mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário