domingo, 5 de fevereiro de 2012

Licitação que incluía compra de 2.000 pênis de borracha é suspensa


"A Justiça do Piauí suspendeu uma licitação da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) que previa a compra de 242 itens, entre eles até 2.000 pênis de borracha, 1.500 seios de silicone e 400 mil cadeiras. "
Sinceramente, não sei se me impressionou mais foram os pênis de borracha ou 400 mil cadeiras, é muita cadeira!
"A decisão da Justiça se concentrou na quantidade e características das 400 mil cadeiras listadas no edital. Segundo a Justiça, os diversos modelos pedidos na licitação eram de cadeiras patenteadas, com características específicas, o que levantou suspeita de direcionamento do edital. A Uespi tem cerca de 28 mil alunos."
Caso o Campus não tivesse cadeira nenhuma, depois dessa compra já seriam 18 por alunos. Mas cadeiras patenteadas e com características específicas ? Talvez eu esteja paranoico mas acho que qualquer pessoa acharia tudo isso muito estranho.
"As características dos pênis de borracha também foram especificadas. O edital previa a aquisição de até de'"500 Pênis de Borracha de 12 cm', '500 Pênis de Borracha de 15 cm', '500 Pênis com Uretra e Ejaculação de Sêmem (sic) Artificial'e '500 Pênis com Suporte, Uretra, Ejaculação e Sêmem (sic) Artificial' "
Bem ... O texto fala por si só.
"A Uespi afirma que não pretendia de fato comprar tal quantidade de material, e que essa informação consta no edital lançado em outubro de 2011. Segundo a universidade, os números que constavam no edital se referiam à capacidade de fornecimento da empresa que vencesse a licitação. "Jamais iríamos comprar essa quantidade máxima da empresa", disse em nota o reitor Carlos Alberto Pereira." 
Entendo, a pessoa que cuida da parte das licitações da Universidade poderia ter chamada a atenção então. 
"De acordo com a reitoria, tal modalidade de licitação permite que os produtos da empresa sejam incluídos num registro de preços da universidade e, conforme a necessidade, possam ser adquiridos sem a realização de processos contínuos de licitação."
Vou dar um exemplo pessoal, aonde estudo é uma instituição Federal, eu perdi minha carteirinha em setembro de 2009, até hoje não me deram uma nova, as vezes não tem plastico e a litação demora, as vezes não tem tinta e a licitação demora, as vezes até somem com a impressora. Mas acho que quando o dinheiro não é seu, por mais que o processo seja complicado, ele precisa ser respeitado, a reitoria ainda afirmar que tenta um jeito de burlar a licitação é algo incompreensível. Acho que os "processos contínuos de licitação" são importantes para que sejam evitados exageros.

E para finalizar
"Já sobre os pênis e seios(...) Segundo a universidade, a quantidade comprada de fato não deve passar de dez unidades. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário