quinta-feira, 31 de maio de 2012

São Paulo ainda não se vestiu para a Copa de 2014


As vezes até eu me impressiono com o grau de não-informação numa noticia.
"O caos em São Paulo, nesta manhã de quarta-feira, 23, ilustra bem o tamanho do problema que a metrópole enfrenta a dois anos da Copa do Mundo no Brasil. Uma simples greve dos metroviários parou a cidade."
(Negrito meu)

Os jornalistas tem um habito de colocar toda a informaçao relevante numa noticia no primeiro paragrafo dela. Quando uma noticia abre assim, você ja sabe que ela vai só ladeira abaixo.

 Eu não vou comentar a "simples greve dos metroviários" por que ainda acredito na humanidade, então não preciso explicar. Mas que informação ele nos deu, no paragrafo classico de concentrar informações? Nenhuma.

O caos ilustra o problema. A confusão é indicio da encrenca. Não é dificil imaginar o que pode dar errado. Há um plano de emergencia? Em todas as copas tinham plano de emergencia. Eu sou foda e cobri varias copas. Nunca aconteceu nada grave. A fifa tem planos de emergencia para essa também. As obras da copa não sairam do papel. Obras de conecção de transito urbano que estou imaginando aqui nem foram apresentadas. São Paulo não se vestiu para a copa. Não há um envolvimento de todas as frentes no evento.

Isso é tudo que diz a reportagem.

A primeira frase ilustra bem o problema da reportagem. A segunda é indicio da confusão que ela é.

Ele perdeu a aula de que a resposta pra todas as perguntas levantadas numa reportagem é "não". Qual a utilidade de questionar se tem planos de emergencia pra dizer que tem no paragrafo seguinte?

Não há envolvimento de todas as frentes no evento? Isso nem significa alguma coisa.

Isso não é uma noticia. Não tem informação, não é estruturada como uma noticia, tem inumeros juizos do reporter. Isso nunca deveria ter sido publicado como uma noticia. Mas são os mesmos criterios que aprovaram isso que são usados para o resto do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário