sexta-feira, 16 de março de 2012

TSE veta Twitter e confirma vocação brasileira para ser um atraso sem fim na política

TSE veta Twitter e confirma vocação brasileira para atraso, Blog de Fernando Rodrigues
"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta 5ª feira (15.março.2012) que os políticos e os partidos políticos não podem usar o Twitter para manifestar opiniões eleitorais antes de 5 de julho do ano em que serão realizadas as eleições."
Esse é o fato, continuemos ...
"Todos os outros cidadãos do planeta podem usar o Twitter para falar dos candidatos e dos pré-candidatos quando bem entenderem. Mas os próprios candidatos e os partidos políticos não podem."
Eu completaria esse parágrafo:
Todos os outros cidadãos do planeta podem usar o Twitter, a boca, o telefone, qualquer meio da internet, se manifestar do modo que quiser para falar dos candidatos e dos pré-candidatos quando bem entenderem e porque bem querem.

O autor simplesmente acha errado que no Twitter exista a mesma vigência do "mundo real", que se eu (candidato) não posso manifestar minha posição até dia 5 de julho em um palanque, é errado que eu tenha a mesma posição no Twitter, estranho, não ?
"Essa decisão do TSE apenas reafirma a vocação brasileira para conviver com o atraso sem fim na organização de certos aspectos da vida cotidiana dos cidadãos."
Essa decisão apenas reafirma uma lei que existe tem que ser aplicada em uma plataforma virtual também. 
"É claro que os ministros que votaram para vetar o Twitter de políticos antes de 5 de julho o fizeram com base numa argumentação lógica. A lei proíbe propagada eleitoral antes de 5 de julho."
Eu não sei se fiz uma interpretação errônea do texto, mas o último parágrafo apresentado desmonta toda a argumentação do autor, não é que ele tá falando besteira por falar, ele conhece a lei e mesmo assim estranha ela ser usada.

Mas por que estranha ?
"Tudo bem. Mas era perfeitamente possível interpretar que o Twitter é um ambiente no qual só entra quem quer. Mas a maioria no TSE não entendeu dessa forma"
Entendo .... 

E para terminar com chave de ouro, segue o último parágrafo. Não irei comenta-lo pois tenho medo de estragar seu brilho.
"Chamou a atenção, perto do final do julgamento, a manifestação do ministro Arnaldo Versiani. Ele disse, quase com orgulho, que nunca entrou no Twitter e não pretende entrar pelo resto de sua vida. Sem querer, ele sintetizou à perfeição o grau de desconexão da realidade por parte da mais alta Corte de Justiça Eleitoral no Brasil.
Ganhou o pensamento mais atrasado.
Assim fica difícil de o Brasil chegar ao século 21."


Nenhum comentário:

Postar um comentário