terça-feira, 27 de março de 2012

Assassinatos em Toulouse e o odio racial na França

Assassinatos em Toulouse e o odio racial na França, Estado de S. Paulo, Christina Stephano de Queiroz

Esse post tem sploilers.

"A cena final do filme “O Ódio” (1995), do diretor Mathieu Kassovitz (premiado em Cannes pelo trabalho e que ficou conhecido após interpretar o galã sonhador de “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, de 2001), pode resumir, de alguma forma, os temores expressados pelo presidente Nicolas Sarkozy após o anúncio de que o suspeito dos assassinatos na escola judaica da França na última segunda-feira é um francês de origem argelina. Em declaração dada na manhã desta quarta-feira, 21, o presidente pediu que a prisão do suspeito, Mohammed Merah, não incite o ódio racial no país – que abriga as maiores comunidades muçulmanas e judias da Europa. Merah teria dito que cometeu os assassinatos para se vingar das mortes de crianças palestinas e das injustiças cometidas pela França na região."


De acordo com a Wikipedia em inglês o filme conta a historia de 3 amigos pobres, imigrantes, um negro, um judeu e um magrebino. Eles se metem em problemas com a policia, e por isso perdem o ultimo trem pra casa, passam a noite vagando pela cidade, se metendo em problemas, na cena final um policial mata um deles, e logo em seguida acontece a cena narrada pela materia:

"Um imigrante magrebino aponta uma arma para um policial francês, enquanto este também lhe aponta o revólver. Os companheiros de ambos se paralisam diante da situação que terá, certamente, um final trágico. Quem vai disparar primeiro? Quem merece morrer primeiro?"


Acredito que nada pode estar mais distante do ódio racial do que imigrantes de diferentes etnias se unindo contra um inimigo comum. Se identificando na sua opressão. Nada pode estar mais distante dos temores de Sarkozy do que esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário